Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Leia a matéria

Leia a matéria

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h01
  • Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h14

O pesquisador da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis), Dr. Leandro Amador de Oliveira, em parceria com pesquisadores da UFPA e da University of York, teve artigo científico intitulado "Scalar radiation from a radially infalling source into a Schwarzschild black hole in the framework of quantum field theory", publicado na prestigiada revista alemã The European Physical Journal C - Eur. Phys. J. C.

A revista é Qualis A2 em Física e possui fator de impacto: 5.331.

O trabalho desenvolvido por eles aborda, no contexto da Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos, o estudo da emissão de radiação de um campo escalar por uma fonte que cai em direção a um buraco negro de Schwarzschild. No caso em que a fonte cai do infinito, a radiação de monopolo é dominante para pequenas velocidades iniciais da fonte, mas para multipolos mais altos, a mesma torna-se dominante em altas velocidades iniciais da fonte. Investigou-se também o caso em que a fonte cai, a partir do repouso, de uma distância finita em direção ao buraco negro. Encontrou-se que as contribuições de monopolos e de dipolos são dominantes neste caso. Foi evidenciado que neste caso se deve distinguir cuidadosamente de um processo não-físico no qual a fonte surge abruptamente, do repouso, e começa a cair em direção ao buraco negro, o que resultaria na radiação de uma quantidade infinita de energia.

Para o Prof. Dr. Leandro Amador de Oliveira, o estudo sobre a emissão de radiação por fontes em queda livre em direção a buracos negros é importante para se estimar a influência direta da curvatura do espaço-tempo no espectro de radiação nesse tipo de emissão. Além disso, a radiação emitida carrega para o infinito informações acerca do horizonte de eventos de buracos negros.

O texto na íntegra pode ser acessado através do link(https://link.springer.com/article/10.1140/epjc/s10052-018-5604-8)

Outras informações:

Leandro Amador de Oliveira possui Graduação (2008) em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA, Pós-Doutorado (2016) em Física pela University of York e Pós-Doutorado (2017) em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, no campus de Salinópolis. Atua na área de Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos com ênfase no estudo de Modos Quase-Normais, Polos de Regge, Absorção e Espalhamento de ondas, e Emissão de Radiação por Fontes Aceleradas em Buracos Negros e Espaços-Tempos Acústicos. É membro do Grupo de Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos da UFPA.

Fonte:http://lattes.cnpq.br/0230062025239536

registrado em: