Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “O papel da simetria de Weyl na hidrodinâmica”
Início do conteúdo da página
Notícias

“O papel da simetria de Weyl na hidrodinâmica”

  • Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 12h20
  • Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 12h20

informamos, oficialmente, à comunidade acadêmica da UFPA a publicação do artigo científico intitulado "The role of Weyl symmetry in hydrodynamics" (“O papel da simetria de Weyl na hidrodinâmica”)

 

De autoria do Prof. Dr. Saulo M. Diles, docente efetivo do quadro do Campus Universitário de Salinópolis, o artigo foi publicado na revista científica Physics Letters B. Seguem abaixo o link da publicação on-line e um resumo em português do conteúdo do artigo. 

Link:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0370269318301205?via%3Dihub

Resumo:

A simetria de Weyl surgiu pela primeira vez em 1918 como uma possível explicação para a origem do campo eletromagnético. Esta interpretação da simetria teve de ser abandonada devido à divergencias em relação à fenomenologia observada no eletromagnetismo. Mais recentemente determinados sistemas físicos, como o plasma de quarks e glúons, apresentam comportamentos que podem ser interpretados pela simetria de Weyl. Neste artigo é apresentada de forma completa a prescrição de acoplamento mínimo para implementar a simetria de Weyl. Este mecanismo nos leva à construção de uma carga de Weyl, análoga à carga elétrica, e uma lei de conservação local desta carga.  

 

ASCOM/UFPA SALINÓPOLIS 

registrado em:
Fim do conteúdo da página