Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA - Pesquisador do Campus Salinópolis publica artigo científico em Revista Internacional - Qualis A1
Início do conteúdo da página
Notícias

UFPA - Pesquisador do Campus Salinópolis publica artigo científico em Revista Internacional - Qualis A1

  • Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 12h48
  • Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 12h56

 

O pesquisador da Universidade Federal do Pará (Campus Salinópolis), Dr. Anderson de Jesus Araújo Ramos, publicou um artigo científico no início do mês de maio na prestigiada revista francesa Modélisation Mathématique et Analyse Numérique (Qualis A1) – uma das revistas mais importantes do mundo na área de análise numérica, de acordo com o índice SCImago Journal Rank. O artigo é sobre a estabilização de sistemas de vigas piezoelétricas com efeito magnético. O trabalho é fruto da pesquisa, desenvolvida pelo Dr. Anderson Ramos no Laboratório de Inovação Interdisciplinar (LabX) no Campus Salinópolis, em parceria com os professores Cledson Gonçalves e Silvério Sirotheau.

O artigo intitulado “Exponential Stability and Numerical Treatment for Piezoelectric Beams with Magnetic Effect”, teve como objetivo estudar o comportamento assintótico de um sistema de vigas piezoelétricas com efeito magnético, devido a inserção de um damping do tipo atrito atuando na equação mecânica do sistema.

Os resultados apresentados provam que o damping por atrito é capaz de estabilizar exponencialmente a energia total do sistema.

Este resultado é completamente diferente dos demais trabalhos disponíveis na literatura para o mesmo modelo, onde o damping era introduzido na fronteira do domínio e produzia apenas uma estabilização polinomial. Além do expressivo resultado teórico, o paper também apresenta várias simulações computacionais que exemplificam muito bem o decaimento exponencial para zero da energia total do sistema. O artigo servirá de base para trabalhos futuros na área de estabilização e simulação computacional de sistemas de vigas piezoelétricas com efeito magnético – destaca o professor.

O artigo é dedicado ao 68º aniversário da Profª Dr. Midori Makino” (Vice Coordenadora do Campus Salinópolis), que segundo o autor, sempre tem incentivado todos os docentes do Campus a realizarem pesquisa.

O artigo completo pode ser acessado diretamente na página da revista, neste link.

registrado em:
Fim do conteúdo da página